JORNAL VIRTUAL

UM JORNAL PARA MOSTRAR O QUE HÁ DE BOM NO FUETH E MUITO MAIS...

QUEM FOI FUETH


                                           PATRONO DA ESCOLA
       A historia de Fueth Paulo Mourão se inicia no começo do século XX, quando o jovem casal libanês (Zulus Marou e Miles Marou), decidiram imigrar para o Brasil. Nesses tempos a Amazônia exercia fascínio, principalmente pelas riquezas extraídas da borracha. O casal aportou em Manaus em 1910 e o patriarca libanês não conhecendo a língua portuguesa, preferiu adotar o nome Paulo Mourão (para si) e Maria Mourão (para a esposa), evitando com isso possíveis dificuldades de comunicação e aclimação social na segunda e definitiva pátria de suas vidas.
                FUETH, que significa profundo amor no idioma árabe, nasceu em 1913 em Manaus, ainda pequeno acompanhou seus pais para o município de Borba, onde foram morar, ao primogênito coube o privilegio de vir completar o curso primário no colégio Dom Bosco de Manaus em regime de internato.
               Durante seus estudos destacou-se como primeiro aluno do curso primário, sendo incentivado pelo então diretor do colégio Dom Bosco.
·         De 1928 a 1936, cursou o primário ginasial e o curso de Perito contador (Superior de Contabilidade).
·         Em 1938, foi professor de matemática, física e química, defendeu uma tese em concurso para a primeira cadeira de matemática no ginásio amazonense.
·         Em 1942, ingressou na faculdade de Direito do Amazonas e casou-se com Dona Leonor Santiago.
·         A partir de 1944, Fueth lançaram-se as atividades políticas exercendo o mandato de Deputado Estadual pelo PDC.
·         Em 1948, foi nomeado Diretor do Departamento de Educação e Cultura do Estado do Amazonas.

·         Exerceu também, dentre outros cargos, o cargo de Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, Inspetor de Ensino do MEC e Presidente da Assembléia Geral da Sociedade Amazonense de professores.
                    Fueth Paulo Mourão tinha a doutrina Cristã cristalizada na obra de São João Bosco, nunca deixou de ser solidário e salesiano, sempre que podia fazia preleções aos educadores sob a responsabilidade, ensinando-lhes o caminho do bem viver, buscando na vida o amor das situações e o amor transformado na fé em Deus.
         O ilustre Professor FUETH PAULO MOURÃO, faleceu no dia 30 de maio de 1965, em virtude de uma intervenção cirúrgica na cidade do Rio de Janeiro, deixando esposa, cinco filhos e uma lacuna jamais preenchida no Magistério Amazonense.

7 comentários:

  1. Professora eu AMEI o blog, esta muito legal.
    Me desculpe por ter "desaparecido" esses dias prometo recuperar o tempo perdido, Claro se a senhora permitir!

    ResponderExcluir
  2. muito legal mesmo conhecer a historia do patrono da nossa escola

    ResponderExcluir
  3. gostei muito de conhecer a história! Ela está fazendo parte do meu trabalho hj.

    ResponderExcluir
  4. Preciso muito do contato da escola. Alguém pode informar?

    ResponderExcluir
  5. O túmulo do Fueth Paulo mourão fica no cemitério São João Batista nas proximidades da caixa d'água onde estão sepultados alguns militares, a sua sepultura fica a alguns metros da sepultura do Dr Astrolábio Passos

    ResponderExcluir